Arginina, Ornitina e Citrulina – Melhora de desempenho, ganho de massa muscular e desintoxicação metabólica

Diversos aminoácidos (A.A.) são utilizados na preparação dos animais para as competições, e por isso é necessário que entendamos um pouco sobre suas ações no organismo. A Arginina, a Ornitina e a Citrulina, por exemplo, são capazes de reduzir os níveis de amônia no sangue, uma vez que atuam diretamente no Ciclo da Ureia, e isso é muito interessante para os cavalos atletas pois já se tem bem estabelecido na literatura que o exercício intenso leva a uma alta produção de amônia, e a sua captação e acumulo no cérebro leva a sensação de fadiga.
Esses 3 aminoácidos ainda são capazes de aumentar os níveis séricos de Glutamina, diminuir a produção de ácido lático durante o exercício e aumentar o tempo para os animais chegarem a exaustão. Essa maior resistência ao exercício também se dá por que há um aumento na atividade do Ciclo de Krebs e da produção de citrato, o que leva a uma menor glicólise e com isso, uma maior concentração de glicogênio muscular (importante fonte de energia durante o exercício).
A Ornitina, além de aumentar os níveis plasmáticos de BCAA´s (Aminoácidos de Cadeia Ramificada – principais A.A. da composição muscular e fonte de energia durante o exercício), é capaz, junto com a Arginina, de estimular a liberação de Hormônio do Crescimento e IGF-1, e com isso estimulam a lipólise, a hiperinsulinêmia e um estado de anabolismo, gerando crescimento de massa muscular.
Assim, nós temos que estes elementos influenciam diretamente no desempenho dos atletas, tanto através de uma “desintoxicação” metabólica, quanto na preservação do glicogênio muscular e no ganho de massa muscular.

M.V. Caio Barros

Referências
Meneguello, M. O., Mendonça, J. R., Lancha Jr, A. H., Costa Rosa, L. F. B. P.; Effect of arginine, ornithine and citrulline supplementation upon performance and metabolism of trained rats; Cell Biochem Funct 2003; 21: 85–91.
Suginoa, T., Shiraia, T., Kajimotoa, Y., Kajimotoc, O.; L-Ornithine supplementation attenuates physical fatigue in healthy volunteers by modulating lipid and amino acid metabolismo; Nutrition Research 28 (2008) 738–743.
Zajac, A., Poprzecki, S., Zebrowska, A., Chalimoniuk, M., Langfort, J.; Arginine and ornithine supplementation increases growth factor – 1 serum levels after heavy-resistence exercise in strength-trained athletes; Journal of Strength and Conditioning Research; 24(4)/1082–1090; 2010.
Dia Mundial dos Gatos